terça-feira, 17 de novembro de 2009

Desculpem!

Como pessoa humilde que sou, gostaria de pedir desculpa a todos os fiéis seguidores deste blog pelo facto de, até agora, ter estado ausente. Queria que este tão prestigiado local para troca de opiniões se mantivesse imaculado, mas depois de me terem laçado tanto reptos, sou forçado a ceder (tem piada que o PR usou o mesmo argumento para se desculpar pelas "bocas" que dava...).

Num dos artigos perguntavam qual o nosso Kata favorito. O meu é Suparimpei. As mudanças entre Go e Ju; as rotações nas 4 direcções cardiais tanto em sanchin, como em neko-hashi-dachi; o tempo de duração do Kata; os movimentos com Muchimi alternados com os explosivos; a quantidade de Toraguchis...resumidamente, TUDO.
Mas gostar não basta, é preciso dominar e, para ser sincero, acho que já não vou conseguir.
Por isso ando a trabalhar no plano "B", o kata Gekisai-Dai-Ichi "Ataque e Destruição". Também tem tudo a ver comigo. É um kata "seco", puro e duro. Também se podia chamar "Come e cala-te". É um kata "pró menino e prá menina". Todos têm obrigação de o conseguir fazer.
Mas, embora seja um Kata para iniciados, a sua execução não é tão simples como pode parecer à primeira vista. Poucos são os que efectuam, p.e., o primeiro movimento com intenção. Quase ninguém se lembra que estamos a sofrer um ataque lateral o que representa uma dificuldade acrescida, já que, "naturalmente" esperamos sempre ataques frontais. Recordo que, todos os restantes kata (dai-ni não conta...) começam com defesas frontais.
Um dia deste, deixo aqui a minha interpretação de Kata. Só espero que depois disso ainda me deixem continuar a treinar convosco.

Até logo,

3 comentários:

  1. As Gekisai também começam com uma defesa frontal!
    Tens de estudar mais...
    Luís Costa

    ResponderEliminar
  2. Não sabes qual é a defesa? Quando for treinar, lá para 2010, terei o prazer de ta demonstrar!
    Luís Costa

    ResponderEliminar