sábado, 12 de setembro de 2009

A Kata ou O Kata?

Caros Yudanshas,

Há muito que este dilema me persegue. Não sei se devo dizer, p.ex, a Kata ou o kata Seiyunchin. Conclusão: umas vezes digo de uma forma outras vezes doutra. Penso que chegou o momento de clarificarmos de uma vez por todas esta dúvida. Por mim, se Kata significa forma, acho que deve ser uma palavra feminina. Além disso, soa muito melhor dizer que dominamos a kata do que o kata...
Fico a aguardar as vossas preciosas contribuições para a resolução deste problema.

2 comentários:

  1. O problema aqui ò Sr Dr é ir treinar. Se é masculino ou feminino não é importante. Importante é o meu amigo bater lá no Dojo com os ossos para tirarmos isso a limpo. Vai mas é treinar e deixa-te de tentar descobrir o sexo dos anjos.

    ResponderEliminar
  2. A resposta do meu amigo Ramalho é exuberante, pertinente e correcta... tal como é pertinente a questão, embora na língua japonesa não exista o problema do género.

    Assim, tanto podemos treinar a kata como o kata, mas o mais importante é o "treinar".

    Armando Inocentes

    ResponderEliminar