quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nova Lei

Caros

Tive hoje presente numa sessão de esclarecimento do CEFAD acerca das alterações da regulamentação de espaços destinados a pratica de Actividade Fisica, Dec.Lei 99

Dita a Regulamentação em vigor que em qualquer espaço destinado a prática de actividade fisica haja um responsavel técnico que obrigatóriamente terá de ser licenciado em Desporto ou Educação Fisica, não sendo obrigatório os seus colaboradores serem possuidores de licenciatura.
Isto era controlado pelo IDP, mas com as recentes alterações passou a ser controlado pela ASAE (meeeeeedo) com as seguentes alterações do Dec.Lei 99 não promologado (ainda)
- Obrigatório Responsavel técnico c/licenciatura em Desporto ou Ed.Fisica
- Obrigatório os colaboradores serem possuidores de licenciatura.
A legislação não se esqueceu dos "velhinhos" que já ca andam a uns tempos e dita que quem já trabalha na area e tem formação especifica pode pedir a homologação das suas competencias através de uma analise curricular feita junto do IDP, e tem 2 anos para o fazer assim que a lei for promologada.
_
O que é que isto implica(no pior cenário possivel)?
- Quem não tem formação na area que a arrange, mesmo que não queira dar já aulas, porque lá para a frente só mesmo com licenciatura.
- Quem já tem formação na Area pode estar descansado, só tem de se preocupar em pedir a homologação após o decreto de lei entrar em vigor.

Alarmismos fora o que vai acontecer?
- Vão acabar os instrutores, monitores de ginasio, etc que não tem formação para desenpenhar o seu papel.
- Vão começar a faltar professores de Karaté Com formação uma vez que não se pode aprender umas coisas e ir dar aulas, é necessário uma aprendeizagem continua que, por exemplo, no meu caso demorou cerca de 10 anos e não há curso de treinador ou licenciatura que cubra isso.

O que podemos fazer?
Junto da Fnk acho que poderiamos esplicar o porquê do karaté dever ser uma exepção... Eu se souber dar uns toques de ténis, mesmo não tendo um passado na modalidade, posso pagar a minha formação e tornar-me num treinador, mas isso no karaté não acontece (o nivel basico só pode ser tirado apartir do 3ºkyu) sendo necessário um background relevante e uma aprendizagem continua, já para não falar do investimento monetário tambem ser superior uma vez que pagamos federação, exames, associações etc.

Digam de vossa justiça

Sem comentários:

Enviar um comentário